O CÔ... NHECEDOR DE EPISÓDIOS DE CHESPIRITO


Como Seu Madruga, O Cô... tem seus mistérios...

            Essa vai em homenagem à predestinação do imortal Marcelo Gastaldi no seu trabalho de dublagem nas séries CH. Quem diria que um caco despretensioso, ou um simples balbuciar de palavra do eterno e saudoso Maga, torna-se-ia o nick de um dos mais conhecidos, polêmicos e especialistas dos episódios de Chespirito. O chapolinmaníaco mais distraído teria dificuldades em identificar a origem do nick, que ocorre no episódio "As Pirâmides do Egito", na cena em que Chapolin e a mocinha vivida por Florinda Meza se desencontram na passagem secreta da pirâmide, onde Maga, do nada, dubla um "o cô..." que sabe-se lá de onde saiu. Daqueles acasos que podem gerar até numerosas teses e distintas explicações sobre suas verdadeiras origens... E que só evidencia uma generalização: a da genialidade do extraordinário Gastaldi.
            Como O Cô... é um tanto reservado, pode-se dizer que o ChaPapo conseguiu uma façanha: a de pelo menos arrancar o seu primeiro nome de batismo: Mauro. Sobrenome, necas! Como já diria Dona Florinda: "e dê-se por feliz". O Cô... (ou Mauro) é designer e, nas horas vagas, especialista em episódios de Chaves e Chapolin da era clássica e conhecedor das distintas características das temporadas das séries nos anos 70, os anos de ouro dos programas. Tanto que ele nos oferece um interessante debate sobre cada temporada da fase clássica, como vocês observarão.
            Dono de personalidade forte, não mede limites em defender suas opiniões, tanto que ele revela não gostar das duas últimas partes da saga de Acapulco.
"São episódios extremamente sem-graças, que muita gente endeusa só porque eles estão na praia, ou algo assim. Enquanto tem muitos clássicos infinitamente melhores que esses dois episódios, injustiçados por boa parte dos fãs", argumenta.
            Polêmica no ar, hein? Fiquem agora com O Cô... nhecedor de episódios.

Mestre Maciel - Qual o seu nome completo, a cidade natal e data de nascimento?
O Cô... - Completo eu não digo nem a pau (tenho uma certa "ojeriza" disso, não sei explicar o porquê... - mas não liga não), mas me chamo Mauro, nasci aqui em São Paulo (SP) no dia 31 de Janeiro de 1981 - ou seja, mês que vem completo 29 aninhos!.

MM - Onde você mora atualmente?
O Cô... - Como já disse, na cidade de São Paulo.

MM - Qual o seu grau de escolaridade?
O Cô... - Ensino superior completo, formado em Design de produto.

MM - Desde quando você acompanha as séries CH? Quando você começou a gostar de fato delas?
O Cô... - Desde que as mesmas estrearam em Agosto de 1984 (eu tinha 3 anos nessa época). Foi amor á primeira vista, e a cada dia que passava me fascinava de ver o Quico doente jogando o martelo em direção ao Chaves, o Chaves e a Chiquinha usando a mesma roupa que era do Tio Jacinto, o Chaves colocando o ferro quente nas costas do Quico, o Seu Madruga bebendo gasolina, ou levando pratos ao barril do Chaves, etc. Ahh, bons tempos!

MM - Comente a origem de seu nick nos fóruns CH: "O Cô..."?
O Cô... - Essa é simples, meu caro: foi baseada em um dos meus episódios favoritos do Chapolin: Uma múmia bastante egípcia (também conhecido como As pirâmides do Egito) de 1973, na hora em que o Chapolin e a Florinda descobrem a passagem secreta e se desencontram;

Florinda: "Chapolin?"
Chapolin: "Cadê você?"
Florinda: "Chapolin..."
Chapolin: "Ô cô..."

No início dessa década eu comecei a usar essa expressão quando queria chamar alguém - e surpreendentemente alguns se ligavam que tinha a ver com a frase do Chapolin e acabavam caindo na gargalhada!

Daí eu entrei no FUCH em 2005, e não hesitei em usar esse nick. No Fórum Chaves, foi a mesma coisa.

MM - Qual o primeiro site CH que você conheceu?
O Cô... - Aquele que tinha "cleotais" - hoje é o chespiritoweb, ou eu estou enganado?

E mais uns outros que sinceramente eu não me lembro.

MM - Qual outro site, não sendo de Chaves, que você recomenda?
O Cô... - Hmm, essa pergunta eu achei abrangente demais (não sei o que cada pessoa que ler isso curte); digo, por mim eu recomendaria o YouTube, prá que vocês possam assistir ao que quiserem (ou quase!)

Falando sério: não sei... como eu curto videogames sugiro os sites Hardcore Gaming 101(em inglês), Gamehall, Loading Time, entre outros. De anime/mangá recomendo alguns prá Download como o EK' s Blog, GalAnime, Tokuschool, AnimevsTokusatsus,
Hsbsitez, Raiden's Lair, etc.

De música o Collector's Room (pros colecionadores de discos), o Bravewords and Bloody Knuckles, entre outros.

MM - Qual o melhor site CH na sua opinião?
O Cô... - Não gostaria de ter que escolher, mas atualmente como eu só entro no Chespirito Media e no Portal Chaves, tenho a tendência de escolher esses mesmo!

Ah, e tem a Lista "Oficial" de episódios CH do Thomas Henrique, que é muito boa, apesar de algumas imprecisões (que existem, mas são naturais pois a ordem dos episódios das séries CH é imprecisa mesmo - e isso não necessariamente é culpa do Thomas).

Como eu disse, cada um tem suas particularidades, fica até injusto escolher um só...

"No início dessa década, eu comecei a usar a expressão 'O Cô...' quando queria chamar alguém - e surpreendentemente alguns se ligavam que tinha a ver com a frase do Chapolin e acabavam caindo na gargalhada!  Daí eu entrei no FUCH em 2005, e não hesitei em usar esse nick. No Fórum Chaves, foi a mesma coisa".

MM - Você é um dos maiores especialistas em episódios CH de todas as fases de 1970 a 1995. Tem um preciso número de quantas fitas VHS e DVDs você possui sobre as séries em seu acervo?
O Cô... - Até 1995? Nem tanto, fica até injusto. Digo, entre 1980 e 1995 eu não manjo quase nada, só agora tô assistindo a algumas temporadas como
Fitas VHS eu tinha um monte (inclusive com alguns do "Chespirito CNT"), mas elas foram se "perdendo" (eu imbecilmente achava que iriam reprisar na época, além do que como o horário da CNT era extremamente instável, acabava que eu não conseguia gravar tudo). Alguns pouquíssimos episódios/quadros do Clube do Chaves gravados em 2001, em 2005 gravei do SBT alguns episódios do Chaves (alguns cortados, infelizmente...), e entre 2005 e 2007 eu gravei quase todos os episódios do Chapolin que o SBT exibia no Sábado. Depois quando o SBT voltou a exibir Chapolin em 2008 eu perdi os primeiros episódios (eu estava na Espanha nessa época), mas depois alguém me sugeriu baixar os episódios que eu não tinha visto e gravá-los em VCD. E eu consegui gravar uns 28 VCDs. Tenho alguns VCDs de episódios inéditos do Chaves ou Chapolin no Brasil - do Chaves eu tenho as 3 partes de Os espíritos zombeteiros de 1977 e do Chapolin 3 episódios de 1977: O boxeador/A cadeira voadora, Os assaltante de banco/O mistério do mandarin celeste e Proibido pisar no piso. Mas estes infelizmente estão com uma má qualidade de áudio e vídeo. Em DVD eu tenho dois DVDs argentinos do Chapolin que possuem alguns episódios como A ociosidade é a mãe de um amigo meu (1979), O pirata do asteróide (1976 - inédito no Brasil), Os duendes palhaços (1978 - outro inédito), O tesouro do pirata fantasma (1975), etc., além dos cinco primeiros boxes CH da Amazonas Filmes, e o Box do Kiko. E na semana passada eu fui no evento do Chilango e ganhei um DVD com episódios perdidos do Chaves de 1974 gravados pelo meu amigo Valette Negro - aliás, ficou show, Valette!

MM - Pra você, quais foram as melhores temporadas das séries Chapolin e Chaves (da fase clássica à fase Programa Chespirito)?
O Cô... - As do programa Chespirito como já expliquei eu nem vou me atrever a opinar, pois prefiro assistir a todas com (muito) mais calma e tempo. Do Chaves minha predileta com toda certeza é a temporada de 1975 pois quase todos os episódios são animalescos!. Só um ou outro não me agradam tanto, mas numa dessas ou foi porque passaram (ou melhor, reprisaram) em excesso, ou porque os redublaram em 1990, ou algo assim. A Chiquinha teve sua melhor atuação nessa temporada, adicionando muito aos episódios! E também uma das melhores do Seu Madruga (prá mim é bem difícil dizer exatamente em qual temporada do Chaves o nosso querido Ramon Valdez se saiu melhor...).. Do Chaves eu também cito a temporada de 1974, que recentemente resolvi considerar que ela supera a de 1973 (que eu também adoro!); aliás, "Sem querer querendo" (como quase tudo relacionado às séries CH) o fato de ser uma das mais "solitárias" das temporadas (não tinha a Chiquinha, que deixou um vazio muito maior do que parece - sem bem que isso começou mesmo em 1973...) contou também com a estréia dos personagens Nhonho, Pópis (se bem que eu não gosto dela...) e Godinez - além da participação "relâmpago" da Malicha. Possui histórias simplesmente geniais, e quase todas posteriormente ganharam remakes fracos depois (a maioria em 1977 ou 1978). Essa temporada tem só "classicão" do naipe de Os espíritos zombeteiros (as duas partes), A briga dos pombinhos, Falta de água, A troca de bolos, O cofrinho, Exibição de io-iôs, O bilhete de loteria, Os remédios do Quico, Troca de chapéus, Seu Madruga é despejado, Isto merece um prêmio!, Já chegou o disco voador! (bem superior ao seu remake fracassado de 1977), etc.

Quanto às piores do Chaves tem a de 1978. prá mim essa temporada, onde só alguns pouquíssimos episódios se safam (a 3ª parte do A sociedade, a 1ª de Acapulco (Vamos todos à Acapulco!), Os chifres queimados do professor Girafales - em especial se for com a 1ª dublagem Maga, que é muito melhor do que a segunda, o A Chirimóia - embora perca da versão de 1973 - , e que eu me lembre são só esses mesmo!), pois o resto é lamentável. Prá mim a atuação de TODOS os personagens (talvez com exceção do Chavinho, que meio que "se garantiu", mesmo que não tão brilhantemente como outrora) foi ridícula, em especial a do Quico e a da Chiquinha - e até o Ramon se deu mal! A atuação de todos eles é mórbida e "pré-programada" (o improviso tinha ido pro saco de maneira notável!). Outra coisa, as 2 últimas partes da saga de Acapulco são os piores "ouros de tolo" (ou seja, que reluzem, mas não são ouro realmente) da série Chaves. Digo, são episódios extremamente sem-graças que muita gente endeusa só porque eles tão na praia, ou algo assim. Enquanto tem muito clássico que é infinitamente melhor que esses dois episódios que são injustiçados por boa parte dos fãs. Note que essa é a minha opinião pessoal; ninguém precisa "ficar de mal" de mim por causa disso.

Outra mais fraquinha do Chaves (mas prá mim não tanto quanto a de 1978) é a de 1979 que prá mim é uma temporada metade ruim, metade boa (talvez um pouquinho mais da metade boa). Nela temos a estréia do personagem Jaiminho e a "efetivação" da Dona Neves (já que ela estreou MESMO em 1977) no início temos uns episódios fraquiiiinhos que doem como Nas pontas dos pés (patético!), É duro ser eletricista!, Um astro cai na vila, Os remédios de Dona Florinda (remake ridículo!), A fonte dos desejos (idem), O chiclete grudou no paletó (idem²), O livro de animais (bem pior que sua versão anterior de 1976 O livro da Chiquinha - que por sinal já é bem ruim...), O cachorrinho, etc. . Mas com o advento dos episódios passados no restaurante a série ganha um sopro de ar fresco, e ainda que hajam uns episódios mais fraquinhos há também episódios ótimos como Tem uma mosca no meu café! (na minha opinião o melhor de todos os episódios passados no restaurante), O parque (só a 2ª parte!), O sonho que deu bolo, Eu sou a mosca que caiu na sua sopa, as 2 partes do Caça ao rato, O protesto, O bolo e as magníficas 4 partes do Os hóspedes do Senhor Barriga pelo menos fizeram com que a série desse uma boa renovada e tivesse uma melhora prá lá de necessária, coisa que não ocorreu na temporada de 1978 - aliás, muito pelo contrário!

Do Chapolin na minha opinião há uma espécie de "empate técnico" entre a temporada de 1973 e 1974 como as melhores da série; Sobre a de 1973 não há muito o que dizer: uma temporada que conta com clássicos do naipe de O pistoleiro da marreta biônica, O planeta Vênus (que acaba com a raça de seu fraco remake de 1975 O planeta selvagem), Uma múmia bastante egípcia (que como eu já tinha dito, foi de onde saiu o meu nick "Ô cô..." - sem comentários!), De noite todos os gatos fazem miau (o melhor ex-inédito de 2006 que tenho notícia!), O bom, o mau e o Chapolin ("Vamos à Disneylândia com o Polegar Vermelho?" - "E onde é que tá o meu leite, hein?"), O carateca (também conhecido como "Folclore japonês" - e o seu maravilhosos entremés A autópsia, que é melhor que o próprio episódio) O debilitador potencial e alguns ainda inéditos na tv brasileira também são ótimos como Casamento à força (uma das melhores - e únicas versões que prestam - da história da Corneta Paralisadora),Livrai-nos dos metidos, senhor... (e mais o "entremés" ...e livrai-nos também dos distraídos - que chega a ser muito superior que o próprio episódio em questão!) As piadas do Tio Ramon, Um defunto bastante morto, entre outros já dizem tudo! Em termos de quantidade de episódios magníficos a temporada de 1974 até pode ganhar dessa, mas os poucos de 1973 são tão especiais, mas tão especiais que ofuscam tudo isso - me pareceu justo empatar as duas!

Entre os únicos episódios dessa temporada que realmente não me descem tanto são O marcianozinho e O espião invisível, pois me soam um tanto "intermináveis"....

E também a minha opinião sobre a temporada de 1974 é bem similar à que tenho sobre a de 1973: muitos episódios geniais, mas aqui já podemos ver que existem uns não tão bons - e talvez não sejam tão poucos assim. Alguns magníficos são A revolver dado não se olham as balas, O extrato de energia volátil, A casa mal assombrada (com o perdão da palavra, mas essa versão simplesmente come a bunda da ridícula versão de 1976), Não se enrugue couro velho, que te quero prá tambor! (episódio lindaço em que a "estrela" é o papagaio!), O poço de Racha Cuca (e o "entremés" O soldado folgado é a coisa mais linda do universo - chega até a ser melhor do que esse próprio episódio do Racha Cuca!), o entremés de Chespirito O bar de Chespirito (outro que consegue ser MUITO MELHOR que o episódio principal - nesse caso o episódio O verniz invisibilizador, que é apenas legalzinho na minha opinião), Uma coisa é ser Sansão, outra é usar peruca (e a dublagem desse então?), O anel perdido (muito melhor que o remake de 1976!) e A casa caindo de velha (me nego à chamar esse episódio pelo ridículo nome que consta na lista CH "A casa velha" - muda aẽ Thomas ou então eu serei forçado a chamar o... "BATMAAAN!!!!") e há alguns que nunca passaram na tv brasileira e/ou saíram só em DVDs da Amazonas Filmes, como O anel da bruxa, A Corneta Paralisadora (muito melhor que o remake que fizeram em 1976 - que por sua vez é apenas "legalzinho"), O retorno da Corneta Paralisadora, De Chapolin, poeta e louco todos nós temos um pouco (episódio que tem uma trama simplesmente bizarra!), Não me irrite, mosquito! (mais o "entremés" O garçom trapalhão), Ladrão que rouba ladrão está traindo o sindicato e eu não poderia me esquecer do mais lindaço deles - A bela adormecida era um senhor muito feio.  Em termos de quantidades de episódios magníficos essa temporada ganha de 1973, mas em termos de quantidade e (falta de) qualidade dos episódios meia-boca ou ruins aqui também ganha (e como ganha!) de 1973, então achei justo o empate entre ambas.. E prá mim dois episódios de 1974 que considero bastante fracos são Expedição arqueológica e O mão negra (esse por sinal não tem absolutamente graça nenhuma!!!).

E as piores de Chapolin são as temporadas de 1972, que não chega a ser uma temporada ruim, mas em compensação não possui um episódio se quer que se destaque como clássico - compare com a de 1972 do Chaves, em que você encontra pelo menos 3 clássicos dessa temporada - e a de 1977 que possui a chatinha frase "Torrrrpeee!" ("Burrrooooo!" em Português.) e no geral é constituída de fracos remakes de outras temporadas como a de 1974, com um ou outro bom episódio.

"Minha temporada predileta do Chaves é com toda certeza a de 1975, pois quase todos os episódios são animalescos!. A Chiquinha teve sua melhor atuação nessa temporada, adicionando muito aos episódios!"

MM - O que você acha do Programa Chespirito ter virado Clube do Chaves? Qual o quadro que você mais gosta e o que você diz dos episódios terem recebido três dublagens? Quais das três você mais gostou?
O Cô... - Eu preferiria que deixassem "Chespirito" como no original, é obvio; Adoro os quadros de Los Chifladitos (Pancada/Chaparrón Bonaparte e Lucas Pirado), e entre meus episódios/sketches favoritos deles estão O quartinho mágico, A arca de Noé, e tem um que eu não sei o nome mas me lembro de uma cena em que os dois louquinhos estão num bar e a Angelines não entende algo que o Lucas diz e pergunta "então o que?", e o Lucas responde algo como: "O que o quê? Se quiser vamos lá fora!" - Deus do céu, como eu rachei o bico com essa cena!

Também curto os quadros los Caquitos (do chompiras/Chaveco), adoro a Chimoltrufia. Os do Dom Caveira são legais também. Das 3 dublagens prefiro obviamente a da Gota Mágica, que apesar de alguns desfalques/ausências ficou boa - o Cassiano Ricardo na minha opinião dublou o Dr. Chapatin melhor que o Gastaldi!!! - só com os quadros do Chaves e do Chapolin é que eu não perdi/perco muito o meu tempo pois já era nítido que era bem melhor ver Chaves ou Chapolin dos anos 70 do que nesses quadros mais novos (e nem só por causa da dublagem..). A da BKS em alguns aspectos é mais fiel à versão original em Espanhol que a da Gota Mágica, mas o dublador do Bolaños é um desastre! A Gábia eu achei que por mais que tenham tentado fazer algo bem legal, achei que teve muito "caco" na dublagem, não curti isso, e deveriam ter escolhido o dublador César Marchetti prá dublar os personagens de Edgar Vivar e o dublador Mauro Castro pros do Raul "Chato" Padilla. Mas agora já é tarde demais...

MM - Quais suas opiniões para outras produções de Chespirito, como a série La Chicharra e seus filmes?
O Cô... - Estou prá ver Don Ratón y Don Ratero já faz algum tempo, mas ainda não tive tempo. Mas vi aos dois El Chanfle e vi Charrito: Um herói mexicano. Gostei deles, embora diferentes de Chaves/Chapolin/Dr. Chapatin, etc. são bons filmes. La Chicharra eu achei uma boa série; digo, não chega a ser algo do tipo "Minha nossa, mas que série", mas ao menos não gastaram o ano de 1979 fazendo mais remakes fracos do Chapolin (embora obviamente eles repetiram DIVERSAS piadas). Achei super-válido terem feito a série La Chicharra por essa razão e por outras. Mas meu episódio favorito da série não está nem "na série", mas sim na temporada de 1980 do Programa Chespirito - é aquele que tem a história do fantasma do ator Pedro Galante, achei demais!!!

MM - No começo do ano, usuários descontentes com o FUCH deixaram o fórum e criaram o Fórum Chaves. Na sua opinião, por que isto ocorreu?
O Cô... - Sim, me lembro. Ocorreu eu nem sei porque, mas me chamaram prá freqüentar o Fórum Chaves e eu fui, mas nem por isso deixei de freqüentar o FUCH. Até hoje não entendi (e confesso que nem procurei entender). A verdade é que tenho amigos, pessoas que gostam de mim, tanto no FUCH quanto no Fórum Chaves, e procuro não buscar brigas/confusões em nenhum dos dois, muito pelo contrário! Aliás, as pessoas que me encontraram no Chilango semana passada comprovaram que pessoalmente eu não sou aquele "demônio" que aparece nos fóruns, muito pelo contrário. Só às vezes um ou outro bebezão fica tristinho com o que eu digo nos fóruns CH (e isso como sendo opinião minha, jamais em forma de ofensa pessoal aos usuários em questão) e fica irritadinho e tudo, como aconteceu semanas atrás no FUCH. Mas juro que não tô nem aí, eu respeito os outros mas sou superior à todo o tipo de infantilidade/baixaria.

MM - É tradição nos fóruns CH ranços entre usuários devido à disputa pela moderação. Você não acha esses conflitos um exagero?
O Cô... - Acho um exagero sim. Digo, me lembro de ter sido convocado por um site CH (não me lembro qual exatamente...) prá ser colunista, e pelo FUCH prá ser moderador. A verdade é que eu fico extremamente feliz/agradecido/lisonjeado com toda essa consideração, mas minha rotina infelizmente não permite. mas contanto que escolham os moderadores certos, tá tudo OK prá mim. Não há que ter brigas, intrigas, birras ou o que quer que seja.

MM - Você tem outros ídolos fora Chespirito?
O Cô... - No humor? Ronald Golias foi o mestre do humor brasileiro, e eu curtia muito as temporadas das décadas de 70 e 80 de Os Trapalhões - Mussum era o melhor, e Zacarias também detonava!!

Curto o Alborghetti também (que não é exatamente um humorista, mas...), mas infelizmente ele morreu há alguns dias...

MM – Você prefere Chaves ou Chapolin? Por quê?
O Cô... - Talvez o Chaves, por ser mais dinâmico e ter mais personagens fixos. Teve uma época que a Rede 21 resolveu reprisar O Agente 86 e eu cismei que Chapolin era cópia de O Agente 86, vê se pode!

Mas eu amo as duas séries!

MM - Qual o seu episódio favorito do Chaves?
O Cô... - Comum? Bom, hoje em dia entre meus favoritos pessoais estão A casa da bruxa (1975), As cascas de banana (1976), O aniversário do Quico (1975) as 2 partes de O gato atropelado (1975), Exibição de ioiôs (1974), O professor apaixonado (1977), A sociedade - parte 3 (1978), etc. - escolher um só não dá!!!!

MM - Qual o seu episódio favorito do Chapolin?
O Cô... - De Chapolin também não posso escolher um só. Então cito Uma múmia bastante egípcia (1973), O bom, o mal e o Chapolin (1973), A múmia do museu (1975), O anel perdido (1974), A casa caindo de velha (1974), A revólver dado não se olham as balas (1974), A picada da serpente (1975), Aristocratas vemos, gatunos não sabemos (1978), Sai debaixo, que lá vem pedra! (1975), etc.

MM - Qual o episódio mais chato do Chaves?
O Cô... - O cachorrinho, de 1979; dou nota 0,5 (meio) prá ele, pra vocês erem como eu o acho ruim. também detesto os episódios De gota em gota minha mãe fica louca e O escorpião - ambos de 1978.

MM - Qual o episódio mais chato do Chapolin?
O Cô... - A vingança do fura-Tripa, de 1977. Prá mim esse episódio não tem sentido.

"Sobre a temporada de 1978 do Chaves, só alguns pouquíssimos episódios se safam, pois o resto é lamentável. A atuação de todos os personagens foi ridícula, em especial a do Quico e a da Chiquinha - e até o Ramón se deu mal! A atuação de todos eles é mórbida e "pré-programada", com o improviso indo pro saco de maneira notável! Outra coisa: as duas últimas partes da saga de Acapulco são os piores "ouros de tolo" da série".


MM - Qual o seu personagem favorito do Chaves?
O Cô... - Tá brincando, né? Seu Madruga!!!!

Mas o Chaves também "mestra"! 

MM - Qual o personagem que você menos gosta no Chaves?
O Cô... - A Pópis, acho ela muito imbecil. Também não gosto quando o Professor Girafales fica se achando prá cima do Seu Madruga só porque é mais culto. Em compensação ele é bem pior "com as mulheres" do que o Seu Madruga....

MM - Qual o melhor vilão do Chapolin?
O Cô... - Racha-Cuca. Como dizem os "estadunidenses", ele é muito "badass"!

MM - Qual o melhor ator/atriz das séries?
O Cô... - Ator? Chespirito (comediante aí já seria outro papo, e eu ficaria com o ramon Valdez). Mas digam o que disserem da Florinda Meza; ela pode ser um tanto "Yoko Ono" e tudo, mas tem uma veia artística fortíssima: canta, dança, interpreta, faz o diabo!

MM - Qual o seu bordão favorito?
O Cô... - "Suspeitei desde o princípio" (esse ironicamente eu uso muito na minha vida), "Era exatamente o que eu ia dizer...", "O que é que foi, o que é que foi, o que é que há..."

MM - Qual o melhor dublador das séries CH, na sua opinião?
O Cô... - Marcelo Gastaldi.

MM - Cite uma cena inesquecível de Chaves ou Chapolin (pode ser a cena mais engraçada ou a mais emocionante).
O Cô... - A do Chaves chegando com as lingüiças na mão em O atropelamento (1975), e principalmente a hora em que o Quico fica com o chapéu da Bruxa do 71 em Roupa suja lava-se em público (1976), pois além de ser uma cena engraçadíssima me lembro de meu finado avô xingando a série ("Esses americanos fdp!!! "), e dizendo que o Quico era uma bicha!

MM - Qual o programa que você mais gosta na televisão, fora as séries de Chespirito?
O Cô... - Atualmente eu nem vejo tv direito. Digo, assito à TVE (Televisión Española) e vejo alguns de seus programas como Gente!, que eu só vejo por achar a apresentadora uma gracinha.

Ah, vejo o Canal Brasil também. Possui alguns programas bons como Retalhão, Tarja Preta e nos Domingos passa a sessão Cone Sul, só com filmes sulamericanos (porém É LÓGICO, não-brasileiros).

Vejo muito anime antigo também: recomendo Macross, Hokuto no Ken (baixem a série no Fórum HNK fansubs), Zillion, etc.

Quando eu era moleque nos anos 80 via muitas séries live-action japonesas como Jiraiya, Metalder, Kamen Rider Black, Spectreman (dublagem Maga!!!!), Ultraman, Cybercop, etc. Recomendo todas elas! 

"Digam o que disserem de Florinda Meza! Ela pode ser um tanto 'Yoko Ono' e tudo, mas tem uma veia artística fortíssima: canta, dança, interpreta, faz o diabo!"

MM - Já havia assistido a algum episódio perdido antes do SBT exibir alguns deles regularmente? Se assistiu, qual o seu favorito?
O Cô... - Vi todos (ou quase), inclusive episódios com dublagens mais antigas que foram substituídas por outras do lote de 1990. tem também o lance de todo mundo achar que o perdido O mendigo da praça é o Pedintes em família de 1975, mas não é de jeito nenhum. O Igor C. Barros (do site Tinha que ser o Chaves!) confirma essa minah versão!

De perdidos do Chaves eu curto um montão: O radinho do Quico (1975), as duas partes de Os espíritos zombeteiros (1974), Os remédios do Quico (1974), Os toureiros (1973), O atropelamento (1975), etc.

Do Chapolin tem O planeta Vênus (1973), O pistoleiro da Marreta Biônica (1973), e mais alguns que eu não me lembro no momento.

MM – O que você achou da volta de nove dos episódios perdidos de Chaves? Por que você acha que o SBT não exibe os restantes?
O Cô... - Achei excelente, exceto no caso de O cachorrinho . O SBT não exibe pois sabe que a série dá audiência mesmo passando os mesmíssimos episódios de sempre...

MM - De novembro de 2005 a novembro de 2008, quase 50 episódios da série "Chapolin" estrearam no Brasil, apesar de há mais de 10 anos dublados. Por que você acha que só agora a emissora exibiu esses episódios?
O Cô... - Prá "testar" prá ver se conseguia uma audiẽncia do naipe do Chaves (que sempre foi maisor que a de Chapolin). Como a audiência foi decaindo, eles guardaram tudo de novo.

MM - "Chapolin" deixou a programação do SBT, mesmo dando boa audiência à emissora. Por que você acha que a série saiu?
O Cô... - Prá dar lugar á séries enlatadas dos E.U.A. de péssimo gosto como "Eu, a leitoa e as crianças", "Mais que uma m*** de família", entre outras. Essas séries são ridículas, e bem que poderiam dar lugar a outras ótimas séries mexicanas (CH ou não) como El Gran Circo de Capulina, El show del Loco Valdez (com o Manuel "El Loco" Valdez, o irmão mais novo do Ramon Valdez), La Chicharra, ou até mesmo o Programa Chespirito.

MM - Qual a música e clipe preferido das séries?
O Cô... - Um ano mais, do episódio de ano novo de 1973.

MM – Surpreende-te o fato de Chaves permanecer no ar por exatamente 25 anos com os mesmos episódios e até hoje incomodar a Rede Globo? Qual será a receita para tanto sucesso?
O Cô... - Com os mesmos episódios saturados de sempre me surpreende um pouco. Mas o segredo das séries é a simplicidade e o humor simples e (quase) não apelativo.

MM – O que você opina sobre o entra-e-sai de Chaves na programação? Você acha que tantos episódios apresentados diariamente contribuem para a saturação da série? Comente também sobre as constantes mudanças de programação da emissora de Silvio Santos.
O Cô... - O entra-e-sai de Chaves é um desrespeito com o público. Acho também que isso cansa o público, ainda mais que eles não (re)exibem os perdidos/inéditos. Quanto à essas mudanças de programação do Silvio Santos, é por esse tipo de coisa que o SBT só se ferrou em 2009 (e começará 2010 bem ferrado já), inclusive sendo ultrapassado de longe por uma emissora horrível como a Rede Record.

O SBT "pede" prá se ferrar dessa maneira, e isso nem é tanto por ter ou não Chaves e/ou Chapolin na programação. Mereceram ter caído tanto...

MM – Você assistiu aos episódios dos box's de DVD's da Amazonas Filmes? Se sim, o que você está achando dos episódios escolhidos, da dublagem e, sobretudo, do trabalho de Tatá Guarnieri, o novo dublador de Chespirito?
O Cô... -  Podiam ter escolhido mais episódios desconhecidos do grande público, como já disse a dublagem tem uns "cacos" que eu não curti muito e o Tatá é um bom dublador, mas algumas vezes me parece que ele dubla sempre os mesmos personagens, em séries diferentes.

MM - O que você acha do desenho do Chaves e, principalmente, de sua dublagem? Qual o episódio que você mais gostou?
O Cô... - Não me lembro exatamente de qual episódio eu gostei mais, mas achei que ficou bom. nada espetacular, mas em compensação não é o lixo que alguns pensam que ficou.

MM - Para encerrar: cite uma frase esclarecendo por que você gosta das séries de Chespirito.

"O humor simples, as frases/observações inteligentíssimas dos personagens, a malandragem do Seu Madruga e o poder de se manter forte na preferência do público brasileiro por 25 anos".

O Cô...