LUIS PANCADA - O SUCESSOR DE CHESPIRITO??


Luis Pancada (à esquerda, de branco) ao lado do dublador Carlos Seidl e do amigo Vini Cuca

           Por que sucessor de Chespirito? Luis Pancada revela por duas vezes em sua entrevista que pretende ser humorista. Temos que dar um voto de confiança para este jovem de quase 19 anos que, como fã de Chaves, pode apostar num estilo de humor mais inteligente, como é visto nas séries CH, em contrapartida ao apelativo que marca presença nos programas de humor de maior audiência na TV brasileira na atualidade, como "Zorra Total" e "A Praça é Nossa". Quem sabe, para o futuro, Luis Pancada não represente um humor de vanguarda, se tornando assim um novo mestre Roberto Gómez Bolaños. Do jeito que a classe humorística está em crise no país atualmente, nada como apostar nos novatos.
           Mas enquanto Luis Pancada não realiza seu sonho, este carioca da Tijuca se dedica ao curso técnico em Gestão e, nas horas vagas, se delicia com sua vasta coleção de 50 fitas VHS, 20 DVDs e 3 VCDs só com Chaves, Chapolin e cia. Não é a toa que ele se dá bem nos concursos de quiz sobre as séries: vice-campeão do Vestiba Turma CH, realizado este ano no site, agora ele está na final de "O Grande Chavesmaníaco", competição de perguntas e respostas sobre Chaves e Chapolin realizada no FUCH (Fórum Único Chespirito). Seu adversário na decisão? Simplesmente este colunista que vos tecla. Daí uma certeza: qualquer um que vencer "O Grande Chavesmaníaco" certamente terá a simpatia do internauta de bom gosto visitante do Turma CH.
           "Portonto", fiquem com o meu concorrente - e o mais importante de tudo: querido amigo - Luis Pancada.

Mestre Maciel - Qual o seu nome completo?
Luis Pancada - Luis Paulo Felix Pereira.

MM - Cite a sua cidade natal e a sua data de nascimento.
LP - Rio de Janeiro, 23/01/1989.

MM - Dê o seu peso, altura, cor do cabelo e dos olhos (só para ter uma idéia de como você é).
LP - 65 quilos, mais magro que o Senhor Madruga, 1m85cm, cabelo e olhos pretos.

MM - Onde você mora atualmente?
LP - Eu moro na Tijuca, Rio de Janeiro.

MM - Qual a sua escolaridade? Onde estuda atualmente? O que você deseja ser?
LP - Curso tecnico em Gestão, na Fundação Bradesco. Desejo ser humorista (com essa cara de palhaço, sonharia com o quê?).
MM - Quem sabe Luis não faz uma renovação no nosso estilo de humor, hoje tão apelativo.

MM - Seus pais gostam de Chaves e Chapolin?
LP - Minha mãe gosta bastante, mas quando vê com Tatá diz "mas que voz estranha" (risos). Já meu pai não curte, mas também não me impede de assistir.

MM - Tem irmãos? Se tiver, eles gostam de Chaves e Chapolin?
LP - Não, portanto acho que não sei o que responder (risos).
MM - Em outras palavras: "prefiro não comentar".

MM - Tem namorada? Se tiver, dê seu nome e idade.
LP - Não. Tô na seca.

MM - Qual é o seu time de coração?
LP - Flamengo, rumo a Libertadores.

MM - Quais os seus hobbys?
LP - Jogar bola, ver televisão, usar o computador e natação.

MM - Qual é o seu gosto musical? Quais seus cantores e bandas favoritas? Cite a música de sua vida.
LP - Olha, não sou muito de ouvir músicas, mas curto um pouco Gabriel o Pensador. O único grupo que gostei realmente foi o Mamonas Assassinas.
MM - Saudades...

MM - Cite uma mulher bonita (ou mais, se quiser).
LP - Juliana Paes.

MM - Qual a origem do apelido Luis Pancada?
LP - Todo mundo me acha meio maluquinho. Eu disse um pouco maluquinho? Bastante maluquinho. Eu disse bastante maluquinho? Completamente maluco, só não me bato porque (risos). Aí na hora de me cadastrar no FUCH (Fórum Único Chespirito), coloquei luispancada.

MM - Há quanto tempo você tem internet?
LP - Devo ter internet há uns cinco, seis anos.

"Todo mundo me acha meio maluquinho. Eu disse um pouco maluquinho? Bastante maluquinho. Eu disse bastante maluquinho? Completamente maluco, só não me bato porque..."

MM - Desde quando você acompanha as séries? Quando você começou a gostar de fato delas?
LP - Eu assistia entre 1992 e 1998, inclusive Chespirito na CNT. A princípio não dava muita bola, só assistia. Mas em 1999 ganhei um videocassete, e deixei gravando Chapolin e Chaves à tarde, aí gostei, deixei gravando de novo, de novo e de novo... e virei fã. Me lembro até hoje que a primeira gravação que eu fiz foi Chapolin - "De médico, Chapolin e louco todo mundo tem um pouco" e Chaves - "Seu Madruga Professor", mas não tenho mais essa primeira cópia.

MM - Qual o primeiro site CH que você conheceu?
LP - Foi o do Cleotais, Chespiritoweb.

MM - Qual outro site, não sendo de Chaves, que você recomenda?
LP - www.sbt.com.br, digo (risos) www.gratisjogos.com.br, tem um jogos legais quando não tenho nada pra fazer. Tem os sites mais fortes, mas prefiro não passr o link (risos).
MM - "Prefiro não comentar", parte 2.

MM - Qual o melhor site CH na sua opinião?
LP - Puxa, isso é dificil de responder porque tenho amigos em todos esses sites. Mas pra mim o mais completo atualmente é o Chespirito Brasil, mais o Site do Chaves do Gustavo Berriel, que posta notícias em primeira mão até porque quem gosta de coisas de segunda mão é o Senhor Madruga (risos).

MM - Você exerce alguma atividade em sites CH? Se sim, especifique-as.
LP - Já exerci, escrevi algumas colunas, e ajudei a upar videos para sites numa parceria com o Alisson.

MM - Comente sobre seu vasto acervo de episódios CH. Você possui quantas fitas e DVDs? Qual episódio você considera sua maior raridade?
LP - Olha, devo ter umas 50 fitas e uns 20 DVDs, e ainda uns 3 VCDs. Sobre a raridade, a maior que tenho são trechos que o SBT cortou de dois episódios. Naquele em que Chaves ficou louco, após Dona Florinda dizer que Chaves estava falando com as portas, atualmente o SBT corta a seqüência. Eu tenho a frase que ela diz "A vida nos dá cada surpresa", antes dela tomar um banho do dono da barraca Super de Quico. Tenho o episódio do Natal da Casa do Senhor Barriga sem um corte sequer de 1999 ou 2000, com uma cena do Chaves mostrando uma lagartixa, Dona Neves subindo a escada do Seu Barriga murmurando, muitas cenas raras, nunca vou apagar isso.
MM - Pois é, nunca vi Dona Florinda dizer essa frase. Toda vez que vi este episódio foi com esse corte citado. Ê SBT... Agora, uma coisa não ficou bem explicada: quem é mesmo o dono da barraca Super de Quico? rs

MM - Você foi vice-campeão do Vestiba Turma CH por apenas uma questão e é finalista do quiz "O Grande Chavesmaníaco", que está sendo realizado no FUCH. Qual o segredo para estes grandes desempenhos nesses concursos de perguntas e respostas sobre as séries CH?
LP - Procura pesquisar bastante, mas não vou dizer mais por que voce é meu concorrente, né? (risos)
MM - Luis Pancada x Mestre Maciel na finalíssima de "O Grande Chavesmaníaco". Essa disputa vai dar o que falar...

MM - Você tem outros ídolos fora Chespirito?
LP - Sim, adoro o falecido Ronald Golias e o Mr Bean.

MM – Você prefere Chaves ou Chapolin? Por quê?
LP - Chapolin, porque não fica muito na mesmice da vila, e porque o SBT está me enchendo o saco com o saturamento do Chaves.

MM - Qual o seu episódio favorito do Chaves?
LP - Vamos todos a Acapulco.

MM - Qual o seu episódio favorito do Chapolin?
LP - O vazamento de gás.

MM - Qual o episódio mais chato do Chaves?
LP - O menos engraçado é Caçando Lagartixas, pela dublagem fraca.

MM - Qual o episódio mais chato do Chapolin?
LP - Bebe Jupteriano. É fraco demais, a única coisa do Chapolin que não gosto de assistir.

MM - Qual o seu personagem favorito do Chaves?
LP - Senhor Madruga.

MM - Qual o personagem que você menos gosta no Chaves?
LP - Pra mim é a Popis.

MM - Qual o melhor vilão do Chapolin?
LP - Com certeza o Racha Cuca.

MM - Qual o melhor ator/atriz das séries?
LP - Os três melhores são Ramon Valdez, Ramon Valdez e Ramon Valdez (risos).
MM - Será que é o Ramon Valdez o ator predileto de Luis Pancada?

MM - Qual o seu bordão favorito?
LP - Eu acho (cala a boca - risos).

"O SBT está enchendo o saco com o saturamento do Chaves"

MM - Cite uma cena inesquecível de Chaves ou Chapolin (pode ser a cena mais engraçada ou a mais emocionante).
LP - Nunca ri tanto como quando vi pela primeira vez o "Vazamento de Gás", quando Chapolin cai e o Maga (Marcelo Gastaldi, dublador do Chapolin) diz com maior naturalidade: "Boa tarde, vim perguntar se você anda puxando algum fio" (risos).

MM - Qual o programa que você mais gosta na televisão, fora as séries de Chespirito?
LP - São tantos, mas resumindo: 90% dos programas são seriados humorísticos.

MM - Já havia assistido a algum episódio perdido antes do SBT exibir alguns deles regularmente? Se assistiu, qual o seu favorito? Comprou de quem?
LP - Sim: "Chespirito, o mordomo/Seu Madruga pintor", e não comprei. Ganhei de um amigo meu que tinha uma fita velha de Chaves. Nela inclusive tem o trecho do "Chaves ficou louco" que citei acima. Entre os dois citados, prefiro o do mordomo por ser diferente.

MM – O que você achou da volta de nove dos episódios perdidos de Chaves? Por que você acha que o SBT não exibe os restantes?
LP - Muito bom, né? Um milagre! Quem sabe hoje de madrugada às 0h45min não volte (referente à passagem do dia 15 para 16/12). Mas peço uma coisa, constando que essa entrevista vai ser enviada para o Mestre antes das 0h45min: se não passar perdidos ou os inéditos com Tatá Guarnieri (atual dublador de Chespirito), não crucifiquem o Edmilson SBT pois ele não tem culpa das loucuras do SBT. Mas se passar, vamos fazer todos pagarem suas apostas no FUCH, principalmente o Felms (risos).
MM - Adivinha se o SBT exibiu alguma coisa de perdidos naquela madrugada? Necas de pitibiribas! Bom que me livrei de trocar meu nick para Gremistão Eterno (deus me livre!) e o Felms, referido pelo Luis, disse que cortaria seu próprio órgão genital se a emissora nos proporcionasse tal milagre. Sinceramente, não sei se o Felms ficou aliviado por não cometer tamanha loucura ou triste pela mesmice dos episódios...

MM - Chapolin foi cancelado novamente. Você acha que a série voltará, um dia, à grade do SBT?
LP - Acho que sim, provavelmente para promover a estréia do longa animado do Vermelinho.
MM - Quem sabe Chapolin não volte a ter destaque com o longa. Porque está fazendo uma falta tremenda!

MM - De novembro de 2005 a março de 2007, o SBT apresentou episódios nunca vistos antes de Chapolin. Por que você acha que só agora a emissora exibiu esses episódios?
LP - Por que o SBT não tem a minima organização para nada, e acaba sempre sobrando pro Edmilson SBT.
MM - Esclarecendo: Edmilson SBT, o primeiro entrevistado do ChaPapo em agosto de 2002, é o homem que recebe, não sei de qual fonte, as alterações na programação do SBT em primeira mão. Porém, quando o titio Abravanel muda a programação de última hora como sempre acontece, sempre sobra pro pobre do cara...

MM - O que você acha do Clube do Chaves? Qual o quadro que você mais gosta?
LP - Adoro esse programa. No começo detestava o Cassiano Ricardo (dublador de Chespirito no Clube), mas o Tatá me fez gostar do Cassiano. Há empate técnico entre o Pancada (Chaparrón) e o raro Dom Caveira.

MM - O Clube vinha sendo apresentado regularmente nas madrugadas. Você crê que, um dia, a série possa ganhar um horário melhor na programação?
LP - Claro que sim, merece outra chance. Muita gente já vê o Cassiano com outros olhos, ele já até participou de um evento CH.
MM - No Chiuaua, em São Paulo, no fim de 2007.

"No episódio em que Chaves fica louco, após Dona Florinda dizer que ele está falando com as portas, atualmente o SBT corta a seqüência. Mas eu tenho a cena cortada, em que ela diz 'A vida nos dá cada surpresa', antes dela tomar um banho do Quico"

MM - Qual a música e clipe preferido das séries?
LP - Taca La Petaca, dou muita risada.

MM – Surpreende-te o fato de Chaves permanecer no ar por mais de 20 anos com os mesmos episódios e até hoje incomodar a Rede Globo? Qual será a receita para tanto sucesso?
LP - Não me surpreendo. É um programa excelente, o segredo é o roteiro e o conjunto de atores.

MM – O que você opina sobre o entra-e-sai de Chaves na programação? Você acha que tantos episódios apresentados diariamente contribuem para a saturação da série? Comente também sobre as constantes mudanças de programação da emissora de Silvio Santos.
LP - Atualmente quase nunca sai, pelo contrário. Claro que contribui para a saturação, pois acabaram de exibir a Venda da Vila mesmo tendo passado semana passada. Por isso que o SBT está nessa decadência. Essas mudanças de grade são irritantes, mas sou fã da emissora.
MM - É raro encontrar fãs do SBT mesmo com tanta falta de consideração para com o telespectador. Será o Luis uma nova versão do Edmilson?

MM – Você assistiu aos episódios dos box's de DVD's da Amazonas Filmes? Se sim, o que você está achando dos episódios escolhidos, da dublagem e, sobretudo, do trabalho de Tatá Guarnieri, o novo dublador de Chespirito?
LP - Sim, assisti. O melhor trabalho do Tatá sem dúvida é o Chapolin. No Chaves, não gosto da voz dele. Mas o que mais me irritou foi sua voz no Chaparron e no Dom Caveira, pois adoro o meu parente... digo, o Chaparron do Cassiano. Acho que o problema do Tatá é não interpretar, só fazendo a voz. Prefiro o Sergio Galvão (dublador de Chespirito quando o programa foi exibido pela CNT em 1997) e Cassiano a ele em todos os outros quadros, menos Chapolin e Chaves.

MM - O que você acha do desenho do Chaves e de sua dublagem? Qual o episódio que você mais gostou?
LP - O desenho acho meio fraco, a dublagem vou analisar um por um:
Tatá Guarnieri (Chaves, chavinho, Chaá...) - Cada episódio tem uma voz diferente, fraca interpretação;
Sergio Stern (Quico) - No dia que o desenho ia estrear, liguei pro Valette e disse: "Tô com medo de ouvir a voz do Quico". Mas na hora o medo foi embora: adorei Stern de primeira;
Carlos Seidl (Seu Madruga) - Um pouco rouco, mas excelente. Adoro os gritos dele no desenho quando Seu Madruga se machuca: "ai, ai, ai" (risos);
Marta Volpiani (Dona Florinda) - Ótima;
Osmiro Campos (Professor Girafales) - Adoro a voz dele;
Helena Samara (Dona Clotilde) - Era melhor dubladora do desenho. Infelizmente nos deixou;
Waldir Fiori (Jaiminho) - Voz esquisita;
Alexandre Marconato (Godinez) - Razoável;
Leda Figueiró (Paty) - Bem.;
Tania Gaidarji (Glória) - Bem;
Marcelo Torreão (Seu Barriga) - Nos 13 primeiros episódios ficou razoável, depois melhorou bastante;
Gustavo Berriel (Nhonho) - Muito boa a dublagem do meu amigo Berriel.
O episódio predileto tinha que ter a Helena Samara como principal: a Casa da Bruxa.

MM - Qual o usuário dos fóruns ou webmasters de sites CH com quem você mais se simpatiza?
LP - Me desculpe, Mestre! Mas não tem como apenas citar um. Tem Valette Negro, Gustavo Berriel, o sr. Dr. Victor Mello, Quase Nada, Alisson, Willianch, Felipe Roriz, Joanilson, Fabão, Mestre Maciel (esse acho que voce não conhece - risos), Motodoido, Andy, Vini Cuca, Alma Negra e, claro, a Mula de 6, digo, o Cleberson. Me desculpe quem não falei (risos).
MM - Que diabos é uma Mula de 6?


MM - Na sua cidade, você conhece outras pessoas fãs de Chaves como você?
LP - Valette, Berriel, Eduardo Rodrigues, Vini Cuca e vários outros são cariocas também. Então sim...

MM – Qual é o sonho de sua vida?
LP - Me tornar um humorista.

MM - Para encerrar: cite uma frase esclarecendo por que você gosta das séries de Chespirito.

"É um programa único e brilhante!"

Luis Pancada