THOMAS H - UM DOS MAIORES CONHECEDORES DE EPISÓDIOS INÉDITOS CH


Thomas H é webmaster do Mundo Chespirito

            Com um precoce problema no coração, Thomas Henrique forçadamente parou de estudar em função do desgaste físico causado pelas escadarias de sua escola. Ele, é claro, deseja retomar os estudos em breve. Enquanto não volta à sala de aula, Thomas se diverte assistindo às dezenas de episódios inéditos de Chaves e Chapolin pela emissora Repretel, de onde grava e produz vídeos para o site Mundo Chespirito, onde está atualmente como webmaster.
            Thomas H é um dos maiores conhecedores de episódios inéditos dos seriados, pois acompanhou diariamente, entre 2001 e 2003, a emissora peruana América TV, que apresentava Chaves e Chapolin na ocasião. Seu vasto conhecimento sobre as raridades nunca vistas no Brasil o incentivou a criar o site Lista Oficial de Episódios CH, com a lista completa de comuns, perdidos e inéditos dos seriados. Atualmente, a página está fora do ar para reparos e melhoramentos na lista. No lugar, aparece a sugestiva mensagem "Cerrado por vacaciones".
            Confira a trajetória de Thomas H até chegar ao Mundo Chespirito nesta entrevista, onde seu belo trabalho em prol dos chavesmaníacos é detalhado.

Mestre Maciel - Qual o seu nome completo?
Thomas H - Thomas Henrique Velloso Mello

MM - Cite a sua cidade natal e a sua data de nascimento.
TH - Nasci em São Paulo, Capital, no dia 11/05/1988

MM - Dê o seu peso, altura, cor do cabelo e dos olhos (só para ter uma idéia de como você é).
TH - 48kg, 1,74, cabelos castanhos e olhos pretos.

MM - Onde você mora atualmente?
TH - Moro em Sorocaba, interior de SP.

MM - Qual a sua escolaridade? Onde estuda atualmente? O que você deseja ser?
TH - Só estudei até a 2ª série do primeiro grau, pois sou cardiopata e meus pais acharam melhor me tirar da escola, porque havia muita escada e eu não posso me esforçar fisicamente. Me cansava muito, os professores não entendiam, os alunos menos e foi assim. Em breve eu devo (e quero) fazer algum supletivo para retomar os estudos. Eu tenho duas vontades: ou ser cantor ou ser ator (dizem que tenho talento para isso).
MM - Caramba... Desde que se mantenha saudável, beleza!

MM - Seus pais gostam de Chaves e Chapolin?
TH - Minha mãe sempre assistiu, e até se lembra de alguns perdidos. O meu pai fala mal, diz que é porcaria, mas sempre que assiste, dá risada.

MM - Tem irmãos? Se tiver, eles gostam de Chaves e Chapolin?
TH - Tenho dois irmãos, uma de 26 anos e outro de 22 anos. Os dois já assistiram muito Chaves e Chapolin, hoje em dia não ligam muito.

MM - Tem namorada? Se tiver, dê seu nome e idade.
TH - Ainda não tenho namorada.

MM - Qual é o seu time de coração?
TH - Não gosto de futebol, acho perda de tempo, por isso nem posso citar um time.

MM - Quais os seus hobbys?
TH - Navegar pela internet e ouvir música.

MM - Qual é o seu gosto musical? Quais seus cantores e bandas favoritas? Cite a música de sua vida.
TH - Eu sou fanático pelo Queen, tenho todos os discos. Por isso, obviamente, a música da minha vida tem que ser uma deles. É difícil escolher, mas uma que eu sempre escutei, desde pequeno chama-se "Bohemian Rhapsody".

MM - Cite uma mulher bonita (ou mais, se quiser).
TH - É difícil citar mulheres bonitas porque existem muitas, e cada uma tem suas qualidades e seus defeitos. Mas eu admiro a beleza da Catherine Zeta Jones, da Lilian Wite Fibe e até mesmo da Ana Lilian de La Macorra (Paty, do seriado Chaves, em 78 e 79).

MM - Há quanto tempo você tem internet?
TH - Desde 1998, meu primeiro provedor foi a Mandic.

MM - Desde quando você acompanha as séries? Quando você começou a gostar de fato delas?
TH - Acompanho desde que nasci, mas comecei a gostar mesmo em 98, depois que comecei a pesquisar sobre o programa. Vi o quanto era interessante e resolvi acompanhar mais de perto.

MM - Qual o primeiro site CH que você conheceu?
TH - Foi um site chamado "Aí vem o Chaves". O pessoal acha que o primeiro site CH foi o do Cleotais, mas não foi. Neste site que eu conheci, tinha umas músicas para download e algumas (poucas) informações sobre o seriado. Mesmo assim, eu ficava fascinado.

MM - Qual outro site, não sendo de Chaves, que você recomenda?
TH - Para quem gosta de Harry Potter, o site "Potter Village" é muito bom e completo. O endereço é www.pottervillage.com .

MM - Qual o melhor site CH na sua opinião?
TH - Não to querendo divulgar não, mas sempre achei que o "Mundo Chespirito" era o melhor site sobre CH.

"O pessoal acha que o primeiro site CH foi o do Cleotais, mas não foi. O primeiro se chamava 'Aí vem o Chaves' "

MM – Desde quando você atua no Mundo Chespirito? Qual a sua função no site?
TH - Em 2003 fui convidado pelo atual dono, BrunoSann (ou Samppa), para fazer parte da seção de videos. Eu fazia os videos e mandava para ele, daí então ele atualizava. Depois fiquei sem internet até 2005. No final desse mesmo ano, fui chamado novamente para fazer parte do site, só que como webmaster. Mesmo assim, eu atuo mais na seção de Multimídia, que é o que eu gosto e sei fazer.

MM – Quantos vídeos por semana o site adiciona? Como eles são adquiridos?
TH - Nós colocamos mais ou menos dez vídeos por semana (isso depende muito). A maioria eu gravo da Repretel (emissora da Costa Rica, que funciona via internet). Mas alguns outros eu tiro das minhas fitas VHS, com a placa de captura.

MM - Você é um dos chavesmaníacos que mais viu episódios inéditos dos seriados. Como você teve acesso a eles?
TH - Primeiro, pela América TV em 2001, 2002 e 2003. Assistia direto e conheci muitos episódios inéditos lá. Depois, com o tempo, os sites foram acrescentando mais e mais inéditos e eu baixava. Agora, com a Repretel, fica ainda mais fácil, pois todo dia passa alguma coisa inédita e eu vou conhecendo mais destes fantásticos programas.

MM - Sobre a Lista Oficial de Episódios CH, de onde surgiu essa idéia? Por que o site está fora do ar?
TH - A idéia partiu do Gotardi (usuário do FUCH), ele disse que seria bom ter um Guia de Episódios completo, que pudesse até ser usado como referência e tal. Com tantas emissoras internacionais, tanta gente gravando via receptor digital ou via stream de internet, ia ser até um trabalho "simples". Eu gostei muito da idéia e resolvi criar o site com a lista. Atualmente, ela está fora do ar porque eu preciso arrumar certas coisas, alguns detalhes, etc.

MM - Fora o Mundo Chespirito e a Lista de Episódios, quais outros sites que você já atuou e em qual função?
TH - Antigamente eu criava os meus sites, fazia design, textos, tudo. Depois de 2 semanas, eu tirava o site do ar e desistia. Até que o Thiago Louzada quis fazer um site comigo e eu aceitei. O site se chamava "Homenagem CH" e ficou pouco tempo no ar também, mas era um bom site. Pouco depois, o Louzada resolveu voltar pro seu Portal CH e me chamou, daí eu aceitei e comecei a ajudá-lo. No começo de 2005 foi a mesma coisa, ele me chamou para o Portal e eu ajudava com sinopses, fotos e vídeos. Trabalhei lá até ser chamado para o Mundo Chespirito.

MM - Você tem colaborado na adaptação dos scripts dos episódios para os DVD's da Amazonas. Como está sendo pra você essa experiência? Como é o processo de adaptação dos textos?
TH - É uma experiência fantástica, realmente me sinto muito feliz em poder participar e poder ajudar. O processo é simples, o Gustavo Berriel me passa os textos via e-mail, eu dou uma olhada geral, e depois vou acertando o que não está bom.

MM - Você tem outros ídolos fora Chespirito?
TH - Meu outro ídolo é o Freddie Mercury, um cantor excepcional e um gênio da música. Uma pena ele ter morrido tão cedo.

MM – Você prefere Chaves ou Chapolin? Por quê?
TH - Isso depende da época. Tem vezes que prefiro Chaves, e tem vezes que eu prefiro Chapolin. Atualmente estou gostando mais do Vermelhinho porque as histórias são mais criativas, os cenários são mais "empolgantes" e até as piadas são melhores.

MM - Qual o seu episódio favorito do Chaves?
TH - O Aniversário do Seu Madruga. Genial!

MM - Qual o seu episódio favorito do Chapolin?
TH - Difícil escolher, mas acho que é o da "Fuga dos Presos", aquele com o preso nº 24.

MM - Qual o episódio mais chato do Chaves?
TH - Todo mundo diz isso, mas o mais chato, para mim é o do "Matando aula no domingo".

MM - Qual o episódio mais chato do Chapolin?
TH - "O marido desocupado", aquele que Edgar Vivar prende a cabeça no teto.

MM - Qual o seu personagem favorito do Chaves?
TH - Seu Madruga

MM - Qual o personagem que você menos gosta no Chaves?
TH - Pópis

MM - Qual o melhor vilão do Chapolin?
TH - Tripa Seca.

MM - Qual o melhor ator/atriz das séries?
TH - Carlos Villagrán

"Você vê milhares e milhares de comunidades no Orkut, eventos, produtos, de tudo. Chaves sempre foi febre, e continua sendo. Isso sim é surpreendente."

MM - Qual o seu bordão favorito?
TH - "Você vai me perdoar, mas sabe que quando eu digo uma coisa eu digo outra. Porque assim é como tudo, tem coisas que eu nem sei, eu tenho ou não tenho razão?"

MM - Cite uma cena inesquecível de Chaves ou Chapolin (pode ser a cena mais engraçada ou a mais emocionante).
TH - Quando o Edgar veste a peruca, no episódio do relógio escravizador, e o Ramon olha para ele e diz: "Parece a Wilza Carla". Toda vez que eu vejo essa cena, eu choro de rir!

MM - Qual o programa que você mais gosta na televisão, fora as séries de Chespirito?
TH - Os Simpsons.

MM - Já havia assistido a algum episódio perdido antes do SBT passar a exibir alguns deles regularmente? Se assistiu, qual o seu favorito? Comprou de quem?
TH - Eu já tinha visto o episódio do Chaves voando com os balões, que haviam colocado em algum site em 2001. Eu vi poucos episódios perdidos, mas até agora, o melhor deles é o "Radinho do Kiko". Nunca comprei de ninguém, sempre assisti pelo computador.

MM – O que você achou da volta de oito dos episódios perdidos de Chaves? Por que você acha que o SBT não exibe os restantes?
TH - Eu achei muito legal, para mim foi um sonho ver esses episódios na TV, e em alta qualidade. Eu acho que o SBT não exibe o resto porque não quer, não tem outra explicação.

MM - Desde novembro de 2005, o SBT desandou a apresentar episódios nunca vistos antes de Chapolin. Por que você acha que só agora a emissora está exibindo esses episódios?
TH - Isso foi, provavelmente, por causa da tal "remasterização" de episódios. E acho que eles já teriam sido exibidos em 2003, se o programa não tivesse saído do ar. O mesmo aconteceu com Chaves, só que não apresentaram nenhum inédito. Chapolin já tem três redublados, três perdidos e três inéditos. Espero que venha mais coisa boa por aí.

"Tatá Guarnieri como Chaves não dá para engolir, está forçado demais."

MM - O que você achou do Clube do Chaves? Qual foi o quadro que você mais gostou?
TH - Na época eu achei uma droga, mas hoje em dia, vendo as minhas fitas VHS eu penso diferente. Acho que foi muito legal, tem muitos episódios engraçados e acho que deveria voltar a ser transmitido. O melhor quadro, na minha opinião, foi o do "Pancada".

MM - Qual a música e clipe preferido das séries?
TH - Acho que a melhor música é "Os Astronautas". E o melhor clipe, acho que é "Payasos" (inédito no Brasil).

MM – Surpreende-te o fato de Chaves permanecer no ar por mais de 20 anos com os mesmos episódios e até hoje incomodar a Rede Globo? Qual será a receita para tanto sucesso?
TH - Me surpreende sim. Por mais inocente que seja, por mais engraçado que seja, nenhum outro programa conseguiu tanto sucesso quanto Chaves. Você vê milhares e milhares de comunidades no Orkut, eventos, produtos, de tudo. Chaves sempre foi febre, e continua sendo e isso sim é surpreendente. Quanto à receita, só pode ser mesmo pelo fato de o programa ser simples, engraçado e sobretudo, inocente. Acho que isso conquista qualquer um.

MM – O que você opina sobre Chaves ser apresentado apenas para São Paulo às 12h45min e sobre o segundo horário do seriado, às 14h15min para todo o Brasil? Comente também sobre as constantes mudanças de programação da emissora de Silvio Santos.
TH - Aqui em Sorocaba Chaves é exibido nos dois horários, mas ainda assim eu acho um absurdo. Acho lamentável, isso de colocarem um programa local por cima de um seriado, e nem importa se é Chaves ou não. Quanto às constantes mudanças na programação, também acho um absurdo, e isso só pode ser loucura dos diretores. A cada semana, uma programação diferente. Nenhuma emissora é tão desorganizada quanto o SBT.

MM - E a exibição de Chapolin apenas para algumas praças aos sábados, o que você tem a dizer? Você acha que a série voltará, um dia, à grade díaria e em rede nacional?
TH - No caso do Chapolin é ainda pior, porque só passa em um horário, uma vez por semana e ainda por cima nem é para o Brasil todo. Nem quem tem antena parabólica pode assistir, porque no horário eles apresentam "informeciais". Eu não acho nada, mas tenho esperança sim, de que um dia volte a ser como era: todos os dias diariamente e para todo o Brasil.

"Nenhuma emissora é tão desorganizada quanto o SBT."

MM – Você assistiu aos episódios dos box's de DVD's da Amazonas Filmes? Se sim, o que você está achando dos episódios escolhidos, da dublagem e, sobretudo, do trabalho de Tatá Guarnieri, o novo dublador de Chespirito?
TH - Isso depende. No primeiro box, os episódios de Chaves foram muito fracos e a dublagem estava ruim demais. Só gostei do DVD de Chespirito. No segundo box, os episódios são melhores, e a dublagem já está "esquentando". Tatá Guarnieri está muito bom como Chapolin e o Nelson fez um trabalho excelente no episódio dos Aerolitos. E o DVD de Chespirito continua sensacional. Mas Tatá Guarnieri como Chaves não dá para engolir, está forçado demais. Em relação aos outros dubladores, acho que está tudo muito bem. O Nelson Machado perdeu um pouco da força, como Quico, mas acho que em breve ele se recupera. No final, eu daria uma nota 8 para os boxes.

MM - Qual o usuário dos fóruns ou webmasters de sites CH com quem você mais se simpatiza?
TH - Em primeiro lugar, Bruno CH que é uma pessoa excepcional. Depois dele tem BrunoSann, Alma Negra, Joanilson, Joey, Zico (apesar de não ser muito conhecido, é um cara super legal), Felipe Roriz, Eduardo Rodrigues, Thiago Louzada, Gustavo Alves, Gustavo Berriel, Rapha Gomes, Felipe Ernesto, Fábio M. M. de Castro... enfim... são muitíssimos, não dá para citar todos. Peço desculpas se esqueci de alguém.

MM - Na sua cidade, você conhece outras pessoas fãs de Chaves como você?
TH - Não conheço, infelizmente.

MM – Qual é o sonho de sua vida?
TH - Ser cantor profissional e pianista.
MM - E cambista de ingressos no Maracanã...

MM - Para encerrar: cite uma frase esclarecendo por que você gosta das séries de Chespirito.

"Não importa se dizem o contrário: Chespirito sempre foi e continua sendo um gênio. Seus programas conquistam, fascinam e encantam. Me trazem boas lembranças e quando estou vendo, esqueço dos problemas e dou muita risada. Acho que é isso."

Thomas H

thomashvm@gmail.com