EM MEMÓRIA DO ETERNO MADRUGUINHA

            Até há pouco tempo, Felipe Ernesto era um mero desconhecido no meio CH. A surgimento do site Seu-Madruga passou despercebido por parte dos chavesmaníacos. Provavelmente bradaram: "Caramba! mais um site CH?".

            Acontece que o site comandado por Felipe Ernesto não é mais um entre tantos. Através de seu trabalho, ele faz uma singela homenagem ao mais carismático personagem de todos os tempos. De fato, é o único site atualmente no ar que se dedica totalmente ao chimpanzé reumático, depois do fim do SempreSeuMadruga. Isso fortaleceu o site de Felipe Ernesto, que teve um avanço imenso em termos de qualidade e, conseqüentemente, ganhou um considerável aumento no número de visitantes.

            Felipe Ernesto, fã de Seu Madruga, mostra-se bastante cético quanto ao futuro dos seriados no SBT. Confira o porquê e também outros pontos de vista na entrevista abaixo.

Mestre Maciel - Qual o seu nome completo? 

FE - Felipe Ernesto Sales Casagrande.

MM - Cite a sua cidade natal e a sua data de nascimento. 

FE - Nasci em São Paulo-SP, dia 13/03/89.
 
MM - Dê o seu peso, altura, cor do cabelo e dos olhos (só para ter uma idéia  de como você é).  FE - Tenho 1.70 de altura, 55,7 kg, cabelos e olhos castanho escuros.

MM - Onde você mora atualmente?  FE - Na minha casa... em Guarulhos-SP.
 
MM - Qual a sua escolaridade? Onde estuda atualmente? O que você deseja ser?  FE - Atualmente estou no 3° colegial. Estudo no Colégio Eniac, em Guarulhos. Não tenho nem idéia do quero fazer ainda, talvez jornalismo ou publicidade.
 
MM - Seus pais gostam de Chaves e Chapolin?  FE - Meu pai sim, ele ri mais do que eu quando assiste. Minha mãe assiste só quando eu estou assistindo também, mas ela não gosta muito.
 
MM - Tem irmãos? Se tiver, eles gostam de Chaves e Chapolin?  FE - Tenho um irmão só, tem 20 anos. Ele não gosta de CH.
 
MM - Tem namorada? Se tiver, dê seu nome e idade.  FE - Não tenho! Se alguém que estiver lendo esta entrevista se interessar me escreva... (risos)
 
MM - Qual é o seu time de coração?  FE - Sociedade Esportiva Palmeiras

MM - Quais os seus hobbys?  FE - Assistir TV, ouvir música e atualizar o Seu-Madruga.
 
MM - Qual é o seu gosto musical? Quais seus cantores e bandas favoritas? 

FE - Gosto de tudo, menos axé, funk e sertanejo. Mas ouço principalmente rock nacional: Legião Urbana, Capital Inicial, Ira, Skank, Paralamas, etc.

 

MM - Cite a música de sua vida. 

FE - Qualquer uma da Legião, mas a que eu mais curto é "Fábrica".
 
MM - Cite uma mulher bonita (ou mais, se quiser).  FE - Avril Lavigne e Julia Roberts.
 
MM - Há quanto tempo você tem internet?  FE - Há uns 3 anos.

"Todos os atores do seriado são talentosos, mas o Ramón tinha um jeito especial de interpretar que conquistou a todos." 
 
MM - Desde quando você acompanha as séries? Quando você começou a gostar de fato delas?  FE - Eu acompanho há muito tempo, desde a época que passava à tarde, depois do "Programa Livre" e antes da "TV Cruj". Mas comecei a gostar mesmo quando o Edgar veio ao Brasil e Chaves saiu do ar. Daí encontrei na net o abaixo assinado do extinto "Tributo CH" e resolvi criar um site também.
 
MM - Qual o primeiro site CH que você conheceu?  FE - Tributo CH, que hoje é o "Chavesmania".
 
MM - Qual outro site, não sendo de Chaves, que você recomenda?  FE - Kibeloco (www.kibeloco.com.br) e Fábrica de Quadrinhos (www.fabricadequadrinhos.com.br).  
MM - Qual o melhor site CH na sua opinião?  FE - Em conteúdo, o "Turma CH" e o "Chavesmania" são os melhores. Já em downloads eu recomendo o "El Chavo Brasil".
 
MM - Fale-nos sobre a idéia da fundação de um site: o Seu-Madruga. Qual a  intenção de homenagear um dos personagens do seriado Chaves e não o seriado num âmbito geral?  FE - O meu personagem preferido de Chaves, sem dúvida nenhuma, sempre foi o Seu Madruga. Todos os atores do seriado são talentosos, mas o Ramón tinha um jeito especial de interpretar, que conquista a todos. Minha intenção foi apenas homenagear o meu ator favorito de Chaves.
 
MM - Quem já fez parte e quem compõe atualmente a equipe do site?  FE - Atualmente, a equipe é a seguinte: eu sou o webmaster, e o Lucas (Chaveco) e o Fábio M M de Castro são colaboradores. E tem também o Yves Mariano que é colunista. Mas já passou pelo site bastante gente: Kagiva, Eduardocsm, Lucas Calvin...
 
MM - Seu site teve um notável crescimento de uns tempos pra cá. A que você deve este crescimento?  FE - O crescimento do site aconteceu depois da chegada do Fábio de Castro ao site. Ele é um cara muito criativo, tem ótimas idéias e ajuda bastante no site. E depois que o site foi citado na página inicial do BOL, as visitas aumentaram muito.  
MM - O "Seu-Madruga" teve uma competição: a Copa Ramón Valdez. Como ela foi realizada?  FE - Foi uma disputa de perguntas e respostas entre 16 participantes, divididos em 8 chaves. A cada semana eram enviadas perguntas aos concorrentes, e aquele que acertasse mais do que seu adversário passava a próxima fase, até chegar a final, que foi entre Kagiva e Éverton. O campeão foi o Éverton que acertou 7 perguntas na final contra 5 do Kagiva.

"Em qualquer lugar que você for, em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Amazônia, em Pindamonhangaba, você vai encontrar algum fã de CH."

MM - Chapolin não foi apresentado uma única vez no ano de 2004 e completou,  no dia 1º de fevereiro, exatos 500 dias fora do ar. Você acha que a série um  dia se tornará fixa na programação como nos velhos tempos? 

FE - Não, infelizmente! Eu acho que nem Chapolin e nem Chaves ficarão fixos na programação do SBT.

MM - É... mesmo com Chaves tendo a terceira maior audiência da emissora, lembramos daquele velho ditado: "Com o SBT, tudo é possível..."

MM - Você tem outros ídolos fora Chespirito?  FE - Ídolos não, mas eu admiro muito Renato Russo e o Cazé Peçanha.
 
MM - Você prefere Chaves ou Chapolin? Por quê?  FE - Chaves, porque são personagens já definidos nas histórias. É mais fácil de você se identificar com algum personagem de Chaves do que de Chapolin.
 
MM - Qual o seu episódio favorito do Chaves? 

FE - O pé de chirimóia. Na única vez que eu consegui gravar este episódio, a fita acabou antes do episódio terminar.

MM - Um azar danado, já que o SBT só exibe este episódio com inúmeros cortes, como os do dia 8 de abril.
 
MM - Qual o seu episódio favorito do Chapolin?  FE - Vamos à Disneylândia com o Polegar Vermelho.
 
MM - Qual o episódio mais chato do Chaves?  FE - Peludinho, o cachorrinho da Chiquinha.
 
MM - Qual o episódio mais chato do Chapolin?  FE - Os aerolitos.

"É mais fácil de você se identificar com algum personagem de Chaves do que de Chapolin." 

MM - Qual o seu personagem favorito do Chaves?  FE - Precisa dizer??? É claro que é o Madruga!
 
MM - Qual o personagem que você menos gosta no Chaves?  FE - Dona Clotilde.
 
MM - Qual o melhor vilão do Chapolin?  FE - Quase Nada.
 
MM - Qual o melhor ator/atriz das séries?  FE - Don Ramón, com certeza!
 
MM - Qual o seu bordão favorito?  FE - "Que que foi, que que foi, que que há... digo..."
 
MM - Cite uma cena inesquecível de Chaves ou Chapolin (pode ser a cena mais  engraçada ou a mais emocionante). 
FE - Uma cena que eu acho muito engraçada é quando o Quico derruba a sua barraquinha de refrescos, a "Super de Quico", pensando que o Sr. Barriga irá dar dinheiro a ele, e o gorducho lhe dá um cartão de um psiquiatra. E quando Quico vai se apoiar na porta da vila pra chorar ele cai.
 
MM - Qual o programa que você mais gosta na televisão, fora as séries de Chespirito?  FE - Pânico na TV.
 
MM - Já havia assistido a algum episódio perdido antes do histórico dia 1º  de setembro de 2003 ou dos últimos dias? Se assistiu, qual o seu favorito?  Comprou de quem? 

FE - Antes desta data não tinha assistido nenhum ainda. Eu estranhei muito aquela semana, quando vi o Sr. Barriga morto, o Peludinho. Eu ainda não sabia desta história de "episódios perdidos", mas tinha certeza de que nunca tinha visto aqueles episódios.

MM - Aquela notória semana certamente chamou a atenção de muita gente...
 
MM - O que você achou da volta de oito dos episódios perdidos? Por que você acha que o SBT não exibe os restantes? 

FE - Eu achei estranho aqueles episódios que eu nunca tinha visto, mas é claro que, como qualquer fã de Chaves, eu gostei da volta destes episódios. Eu acho que o SBT não exibe porque nem sabe da existência destes episódios, eles devem estar guardados no alto de alguma estante ou no fundo de alguma gaveta no arquivo de fitas do SBT.

MM - É o que nove entre dez chavesmaníacos pensam!
 
MM - O que você achou do Clube do Chaves? Qual foi o quadro que você mais gostou?  FE - Eu não gostei! Os atores não tinham o mesmo entusiasmo de antigamente, e isto era notável! As piadas eram repetidas, a dublagem foi horrível. Na minha opinião foi um grande erro o SBT comprar o "Clube do Chaves". Ao invés disso, podiam ter comprado mais episódios de Chaves e Chapolin que são inéditos no Brasil.
 
MM - Qual a música e clipe preferido das séries?  FE - A música que eu mais gosto é "Tchurin-tchurin-tchun-clain". O clipe preferido é o "Se você é jovem ainda", com a participação mais que especial do Madruga.

"Na minha opinião foi um grande erro o SBT comprar o 'Clube do Chaves'. Ao invés disso, podiam ter comprado mais episódios de Chaves e Chapolin que são inéditos no Brasil."

MM - Surpreende-te o fato de Chaves permanecer no ar por 20 anos com os  mesmos episódios? Qual será a receita para tanto sucesso?  FE - Não me surpreende, levando-se em conta a qualidade da maioria dos programas de humor atualmente, como "Zorra Total" e "A Praça é Nossa". São programas horríveis, nem se comparam com o tipo de programa que é Chaves, que tem algumas piadas bestas, é verdade, mas que mesmo assim conquista a todos, com esse humor leve e inocente.
 
MM - Após seis meses fora do ar, Chaves regressou na programação diária com uma hora de duração. Você acha que o seriado voltou pra ficar? 

FE - Infelizmente eu acho que não. Três episódios por dia é muito, alguma hora isso vai começar a cansar. E deve-se levar em conta também os cortes, que desanimam qualquer fã, por mais que ele goste de Chaves.

MM - Este era um pensamento que eu tinha até há uns dois meses atrás. Passados exatos cinco meses de exibição ininterrupta do seriado, a estabilidade e o terceiro lugar na audiência da emissora vem - graças a Deus - calando a boca dos céticos. Quanto aos cortes, bem... Esses lamentavelmente vão sempre marcar presença...
 
MM - Qual o usuário dos fóruns ou webmasters de sites CH com quem você mais se simpatiza?  FE - Chaveco, Gustavo Berriel e Eduardo Gomes (do site El Chavo Brasil).
 
MM - Qual o usuário dos fóruns ou webmasters de sites CH que você menos se  simpatiza? Por quê? (É importante responder e justificar, pois é um jeito de  corrigi-lo e que ele não repita mais os mesmos erros).  FE - Eu não tenho rixa com ninguém do meio CH, mas uma pessoa que eu não vou com a cara é o Louzada, do Portal CH. Pelo que eu vejo no FUCH, ele não parece ser muito amigável. Ele já me fez a proposta de unir o Seu-Madruga com o site dele, mas eu não aceitei.

MM - Na sua cidade, você conhece outras pessoas fãs de Chaves como você?  FE - Muitas! Acho que em qualquer lugar que você for, em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Amazônia, em Pindamonhangaba, você vai encontrar algum fã de CH.
 
MM - Qual é o sonho de sua vida? 

FE - Ter saúde e ser feliz... e ter uma Brasília amarela igual a do Sr. Barriga!

MM - Fala sério?!
 
MM - Para encerrar: cite uma frase esclarecendo por que você gosta das séries de Chespirito.

"Não há como não gostar de CH. Por mais que digam que Chaves e Chapolin são programas bobos, velhos, sem-graça... no fundo, no fundo todos conhecem ao menos uma fala de algum personagem, ou conhecem alguma cena. Isto é fato! Nada poderá acabar com o sucesso que é CH! Nem mesmo a porcaria do SBT..."

 

Felipe Ernesto

 

felipe.ernesto@ig.com.br