LEANDRO LIMA: O MAGO DOS EPISÓDIOS PERDIDOS

ELE É PARECIDO COM O QUICO... UMA PENA QUE ELE NÃO DISPÕE DE UMA FOTO PESSOAL

 

            O internauta que perder esta entrevista com certeza vai deixar de conhecer as curiosidades de um dos mais famosos fãs de Chaves a quem a geração atual de chavesmaníacos deve muito devido a disposição dos tão famosos e saudosos episódios perdidos. Graças a Leandro Lima, podemos assistir a estes episódios maravilhosos, que até hoje não são exibidos pelo SBT inexplicavelmente.

            Neste ChaPapo, Leandro contará sobre como começou a vender estes episódios, como os vende, para que você fique mais informado, mostrará sua irritação devido à concorrência que surgiu a partir de antigos clientes que compraram suas fitas, enfim, acompanhe palavra por palavra desta entrevista memorável.

            Você pode negociar episódios direto com ele. Mande um e-mail para Leandro ( le_furacao@yahoo.com.br ) ou navegue em sua página ( www.acasado8.hpg.com.br ).

 

Mestre Maciel - Qual o seu nome completo?

Leandro Lima - Leandro Santos de Lima.

 

MM - Cite a sua cidade natal e a sua data de nascimento.

LL - São Paulo.  Nasci no dia 11/07/1983.

 

MM - Dê o seu peso, altura, cor do cabelo e dos olhos (só para ter uma idéia de como você é).

LL: Tenho 88kg; 1,89 de estatura; cabelo liso preto e olhos verdes escuros.

 

MM - Onde você mora atualmente?

LL: Em São Paulo, capital.

 

MM - Qual a sua escolaridade? Onde estuda atualmente?

LL: Já concluí o segundo grau e atualmente estou cursando educação física. Estudo na UNINOVE.

 

MM - Seus pais gostam de Chaves e Chapolin?

LL: Claro que gostam, quem não gosta né (risos).

 

MM - Tem irmãos? Se tiver, eles gostam de Chaves e Chapolin?

LL: Tenho uma irmã mais velha e ela também gosta, não é uma coisa que digam supimpa como ela gosta de Chaves assim como eu, mas gosta...

 

MM - Tem namorada? Se tiver, dê seu nome e idade.

LL: Tenho. Camila e tem 17 aninhos.

 

MM - Qual é o seu time de coração?

LL: SANTOS FUTEBOL CLUBE!!!!!!

 

MM - Quais os seus hobbys?

LL: Adoro musculação, meu principal hobby é malhar. Também gosto de ir em estádios de futebol, sair de balada com minha namorada e meus amigos, viajar, etc.

 

MM - Qual é o seu gosto musical? Quais seus cantores e bandas favoritas? Cite a música de sua vida.

LL: Escuto de tudo, mas minha preferência é música lenta . Um Rockzinho de vez em quando é bom. Meus cantores prediletos, bem são vários: Dire Straits, Olívia Newtonjohn, Phill Collins entre vários. Bandas: Iron Maiden, Bee Gees, Red Hot Chili Peppers. Uma música marcante é uma que escuto desde pequeno, é “Walk for Life” de Dire Straits.

 

MM - Cite uma mulher bonita (ou mais, se quiser).

LL: Uma mulher que admiro muito por ser uma ótima atriz e também o fato de ser maravilhosa é KATHERINE HEIGL (A Noiva de Chuky; 100 Garotas) essa vem em primeiro lugar, mas também tem outras mulheres muito bonitas e talentosas como PAMELA ANDERSON, CAMERON DIAZ, GIOVANNA ANTONELI dentre várias.

 

MM - Há quanto tempo você tem internet?

LL: Há 5 anos.

 

MM - Desde quando você acompanha a séries? Quando você começou a gostar de fato delas?

LL: Acompanho desde meus 4 anos e comecei a gostar pra valer da série quando eu tinha uns 7 anos ( quando comecei a gravar os episódios em 1990).

 

MM - Qual o primeiro site CH que você conheceu?

LL: O primeiro site foi o www.chespiritoweb.cjb.net  (que na época era www.atinet.com.br/cleotais) esse foi o primeiro site que conheci, em 1999.

 

MM - Qual outro site, não sendo de Chaves, que você recomenda?

LL: Para quem é fanático por cavaleiros do zodíaco, assim como eu, recomendo o site www.cavaleiroszodiaco.com.br (o conteúdo desse site é realmente muito bom, com certeza o mais completo sobre cavaleiros) e www.saintlegend.cjb.net (esse site é de um jogo de RPG muito bom dos cavaleiros, feito por um fã italiano)

 

"Infelizmente tem aqueles que não compraram os episódios por serem fãs ou colecionadores da série, e sim para revender e ganhar dinheiro em cima de mim. Posso ser considerado o maior comerciante por causa da qualidade dos episódios. Até hoje, quem comprou de mim e depois comprou com os tais “piratas” viram a enorme diferença de qualidade de som e imagem dos meus episódios. Sem contar que esses caras jamais receberam um elogio de alguém dos fóruns, pela qualidade das fitas, quanto que eu sempre recebo elogios do povo que compra de mim. Por isso o pessoal me considera o maior comerciante."

 

MM – Por quê você não está freqüentando muito atualmente os fóruns e chats chavesmaniacos?

LL: Os fóruns eu sempre freqüentei, mas agora não tenho freqüentado muito, pois estou tendo problemas com a senha para acesso do fórum. Agora os chats, antigamente eu freqüentava bastante, mas de uns 2 anos pra cá aconteceram diversos problemas e eu acessava a internet somente para ver meus e-mails. Mas de agora em diante vou começar a freqüentar os chats como antigamente, só preciso saber o dia e a hora que o pessoal marca para poder entrar.

 

MM - Qual o melhor site CH na sua opinião?

LL: Como o “chespiritoweb” foi o primeiro site que descobri, e acesso ele desde 99, pra mim é o melhor site, além do conteúdo que é muito bom. Mas tem vários outros sites que também são ótimos, como o “turmach”, o antigo “tributo a chespirito”, “chespiritobr”, dentre outros.

 

MM – Desde quando você grava episódios de Chaves e Chapolin?

LL: Gravo desde 1990 (os perdidos gravei entre 1990 a 1993). Os episódios que podemos dizer de “atuais” gravo desde 1998 (ano em que coloquei tv a cabo) a até hoje, quando tenho um tempo, eu gravo (vai que passa um inédito ou perdido, pois em abril de 1999, passaram 2 episódios sendo 1 inédito (“Juleu e Romieta parte 2”, episódio exibido apenas uma vez) e 1 perdido (“O Homem Invisível primeira versão” sem a chiquinha, episódio que não era exibido desde 1993). Agora gravar os episódios para vender, isso desde 1999.

 

MM – Conte-nos sobre como você se tornou o maior comerciante de episódios perdidos do Brasil. De onde partiu a idéia de vendê-los?

LL: Desde que acesso a internet e descobri alguns sites, pensei, já que sou o único que tem esses episódios raros, por que não vendê-los. Assim eu poderia compartilhar minha alegria com os demais chavesmaníacos de todo o Brasil. Mas infelizmente tem aqueles que não compraram os episódios por serem fãs ou colecionadores da série, e sim para revender e ganhar dinheiro em cima de mim. Posso ser considerado o maior comerciante por causa da qualidade dos episódios. Até hoje, quem comprou de mim e depois comprou com os tais “piratas” viram a enorme diferença de qualidade de som e imagem dos meus episódios. Sem contar que esses caras jamais receberam um elogio de alguém dos fóruns, pela qualidade das fitas, quanto que eu sempre recebo elogios do povo que compra de mim. Por isso o pessoal me considera o maior comerciante.

 

MM – Você já vendeu episódios para quantas pessoas? Já vendeste para chavesmaníacos de todas as regiões do país e para estrangeiros? Você vende para quantas pessoas por mês?

LL: Já vendi para muitas pessoas, pois como vendo desde 99 até hoje, o número de pessoas para quem vendi é muito grande, nem tenho idéia do número exato de pessoas. Por mês, eu vendo de 12 a 15 fitas. Já vendi para pessoas de diversos lugares do Brasil (praticamente enviei fitas para todas as regiões) e também já vendi para estrangeiros também (tenho uma amiga que sempre me traz episódios em espanhol do Chile, e lá ela conhece uma galera que adora Chaves, e o pessoal de lá teve uma curiosidade em conhecer os episódios dublados aqui do Brasil, então quando ela foi pra lá novamente ela levou algumas fitas com episódios dublados e vendeu pro pessoal de lá).

 

MM – Quanto você cobra pelos episódios? Especifique sua forma de pagamento e entrega.

LL: Cobro 20,00 por fita (preço que mantenho desde 99). Envio por sedex a cobrar, daí o comprador retira as fitas e paga no correio. Envio também via carta registrada, aí nesse caso o comprador efetua o pagamento por depósito bancário.

 

MM – Você possui em seu acervo episódios em espanhol e entrevistas de Chespirito jamais exibidas no Brasil. Como você adquiriu todo este arquivo?

LL: Tudo o que eu consegui em espanhol (desde episódios, filmes e entrevistas) foi graças a uma amiga minha que viaja muito pro Chile, lá ela grava tudo pra mim. Além disso lá o Chaves é exibido em 3 canais abertos e em 3 horários, fora que lá os episódios são exibidos sem nenhum corte e com os créditos finais, coisa que não acontece aqui, infelizmente.

 

"Esses piratas não merecem a nossa amizade, nem a minha, nem de ninguém do mundo chavesmaníaco, pois são gente de má índole que só usam o Chaves para ganhar dinheiro."

 

MM – Outras pessoas também resolveram comercializar episódios perdidos. O que você acha desta concorrência?

LL: Acho isso uma palhaçada. Se eu soubesse que certas pessoas fariam isso, jamais eu teria posto pra vender os episódios perdidos. Um diz que conseguiu com o tio, o outro com o avô, TUDO MENTIRA. O pessoal que também comercializa episódios é gente que COMPROU DE MIM E TENHO COMO PROVAR. Todo pessoal que compra comigo e depois com esses caras notam a enorme diferença de qualidade. Esses caras além de revenderem ainda tem a cara de pau de dizerem que gravaram na época... Graças a Deus não vendi os episódios em espanhol para eles. Tenho todas as provas que esses picaretas compraram de mim. Eu sempre postava mensagens nos fóruns alertando os chavesmaníacos, principalmente os novatos do fórum que tinha gente fazendo pirataria com os episódios perdidos. Sempre recebo e-mails de diversas pessoas reclamando das fitas dos “piratas”, dizendo que são de qualidade ruim, som abafado e imagem tremida. Veja bem, eu vendo desde 1999 e esses “piratas” começaram a vender, ou melhor, revender os episódios em 2001. Se eles dizem que “venderam” os episódios pra mim, que eu sou o “pirata”, porque eles só começaram a vender em 2001, sendo que eu vendo desde 99??? Para concluir, esses “piratas” não merecem a nossa amizade, nem a minha nem de ninguém do mundo chavesmaníaco, pois são gente de má índole que só usam o Chaves para ganhar dinheiro.

 

 

MM - Você tem outros ídolos fora Chespirito?

LL: Com certeza. Desde pequeno assisto filmes de artes marciais, e um dos meus maiores ídolos é Jean Claude Van Damme (O Grande Dragão Branco; Duplo Impacto) e Matthias Hues (O Grande Anjo Negro; Caçador de Kickboxer). Agora o meu maior ídolo mesmo, não é nem Chespirito, e sim Ramon Valdez (o Seu Madruga). Nunca ninguém me fez rir tanto como Ramon Valdez, as suas trapalhadas, a hora em que dá o cascudo do Chaves, “só não te dou outra porque...”. É realmente o melhor!!!

 

MM - Qual o seu episódio favorito do Chaves?

LL: O meu episódio favorito é o do “Aniversário do Seu Madruga” (sente-se mal?).

 

MM - Qual o seu episódio favorito do Chapolin?

LL: O episódio favorito do Chapolin é aquele da “Mansão mal assombrada v.1” (com Madruga e a Bruxa do 71). Também adoro o episódio “Para fugir da prisão” (o capataz).

 

MM - Qual o episódio mais chato do Chaves?

LL: O mais chato é aquele onde as crianças não vão à escola e depois descobrem que é domingo (A terceira versão com o Nhonho). Episódio mais sem graça.

 

MM - Qual o episódio mais chato do Chapolin?

LL: Aquele episódio onde Chapolin conta a história de Cristóvão Colombo. Também é sem graça.

 

MM - Qual o seu personagem favorito do Chaves?

LL: Seu Madruga, é claro!!!

 

MM - Qual o personagem que você menos gosta no Chaves?

LL: O Godines.

 

MM - Qual o melhor vilão do Chapolin?

LL: O Racha Cuca.

 

MM - Qual o melhor ator/atriz das séries?

LL: Melhor ator – Ramon Valdez (Seu Madruga). Melhor atriz – Maria Antonieta de la Nieves (Chiquinha).

 

MM - Qual o seu bordão favorito?

LL: “Só não te dou outra porque minha avózinha tem o apelido de manteiguinha”, esse eu choro de rir. 

 

"Nunca ninguém me fez rir tanto como Ramon Valdez, as suas trapalhadas, a hora em que dá o cascudo do Chaves, "só não te dou outra porque...”. É realmente o melhor!!!"

 

MM - Cite uma cena inesquecível de Chaves ou Chapolin (pode ser a cena mais engraçada ou a mais emocionante).

LL: Chaves – no episódio do aniversário do Madruga, a melhor cena é aquela onde ele olha pro espelho e aparece uma caveira, essa é a melhor parte. Chapolin – no episódio do racha cuca, quando o vermelhinho pega o retrato do racha cuca e diz que é de um senhor de barba e careca, e vira o retrato de ponta-cabeça.

 

MM - Qual o programa que você mais gosta na televisão, fora as séries de Chespirito?

LL: Sou fã de Cavaleiros do Zodíaco, mas como já não passa mais (lembrando que o anime será exibido no Cartoon Network em setembro), tem outros programas que eu gosto como Simpsons, Roswell, os clipes musicais que passam no Multishow, Malhação, etc.

 

MM – Qual o seu episódio perdido favorito?

LL: “Proibido jogar bola v.1”, nesse eu morro de rir, é o melhor. “Acho muito bom que tenha colocado essa barriga Sr. proibição”, frase de Seu Madruga.

 

MM - O que você achou do Clube do Chaves? Qual foi o quadro que você mais gostou?

LL: Achei uma droga. Muuuito chato. Os personagens ficaram muito escrotos (principalmente no Chaves e no Chapolin) com aparência mais velha, a maioria deles barrigudos, fora os episódios, todos sem graça. O quadro que pode se dizer “melhorzinho” foi o Chompiras, e olhe lá...

 

MM - Qual a música e clipe preferido das séries?

LL: Chaves – aquela que toca no episódio “Uma aula de canto” que é “Que bonita sua roupa” (que no o original é “que bonita vecindad”); Chapolin – a música “Taka Taka la Petaka” (do episódio “Juleu e Romieta parte 2”).

 

"Pessoas como Alexandre (Palio ELX); Ramon (Castrinho); Lennon (Crisrolen) e Carlos Vita não são pessoas de confiança, pois eles compraram comigo e depois saíram dizendo que gravaram na época, o outro diz que ganhou do avô... tudo mentira. Com esse tipo de gente não só não simpatizo como também JAMAIS farei negócio com eles novamente, são o tipo de gente que não merecem amizade de ninguém do fórum, nem do mundo chavesmaníaco."

 

MM - Devido à grande audiência, Chaves ficou fixo no horário do sábado à noite. Surpreende-te o fato de Chaves manter uma excelente audiência mesmo há 18 anos e meio no ar com os mesmos episódios? Qual será a receita para tanto sucesso?

LL: Não me surpreende não, pois Chaves, em qualquer horário que passe, sempre terá bons índices de audiência, mesmo sendo os mesmos episódios de sempre. Só não gostei muito desse horário de Sábado a noite pois o SBT está retalhando os episódios. O sucesso se dá ao grande trabalho de Chespirito, por ter criado esse maravilhoso seriado, mesmo o SBT reprisando os mesmos episódios, a galera assiste e se diverte. Por isso Chaves está há 18 anos e meio do ar sem nunca ter saído da grade de programação.

 

MM - O que você achou do SBT ter mantido Chapolin fora do ar por tanto tempo? Você acha que o Vermelhinho permanecerá fixo na programação por muito tempo?

LL: Uma palhaçada, pois o Chapolin também é muito engraçado e eu conheço gente que gosta mais do Chapolin do que do Chaves. Pode ser que o SBT agora mantenha o Chapolin durante um tempo, pois os episódios não estão sendo mais cortados, como eram nas primeiras semanas que Chapolin voltou ao ar. Só é uma pena que o SBT cancelou os episódios do lote de 1970, pois esses são os mais engraçados. Esses sim tenho certeza que não irão voltar mais, assim como os episódios perdidos.

 

MM - Qual o usuário dos fóruns ou webmasters de sites CH com quem você mais se simpatiza?

LL: Tem bastante gente, você mesmo Mestre Maciel é uma das pessoas com quem eu mais me simpatizo. Tem também o pessoal do fórum, Mr-Zero, Guilherme (Racha-Cuca), Eduardo (Rufino Rufião) entre outros amigos do fórum.

 

MM - Qual o usuário dos fóruns ou webmasters de sites CH que você menos se simpatiza? Por quê? (É importante responder e justificar, pois é um jeito de corrigí-lo e que ele não repita mais os mesmos erros).

LL: Os “piratas” com certeza. A partir do momento que o cara compra uma fita minha, ele faz com ela o que bem entender, se quer revender (ou seja fazer cópia da cópia) pode fazer, contanto que ele diga que conseguiu essas fitas comigo e não minta pro pessoal dos fóruns dizendo que gravaram na época... Pessoas como Alexandre (Palio ELX); Ramon (Castrinho); Lennon (Crisrolen) e Carlos Vita não são pessoas de confiança, pois eles compraram comigo e depois saíram dizendo que gravaram na época, o outro diz que ganhou do avô... tudo mentira. Com esse tipo de gente não só não simpatizo como também JAMAIS farei negócio com eles novamente, são o tipo de gente que não merecem amizade de ninguém do fórum, nem do mundo chavesmaníaco.

 

MM - Com o Fórum Único de Chespirito (FUCH), contando com a união de vários sites CH, você acha que a paz entre os sites finalmente foi selada?

LL: Creio que sim. Já estava na hora dos sites se unirem, pois não dava mais pra agüentar aquelas brigas bobas que tinham entre os sites, para saber qual era o melhor. Essa idéia de criarem o FUC foi realmente sensacional.

 

MM - Na sua cidade, você conhece outras pessoas fãs de Chaves como você?

LL: Conheci através da internet, vendendo fitas, quando uma pessoa mora perto do meu endereço, marcamos um encontro e entrego as fitas pessoalmente. O pessoal que conheci é muito bacana.

MM - Para encerrar: cite uma frase esclarecendo por que você gosta das séries de Chespirito.

“Não tem nada na vida que me faça dar tanta risada como o Chaves. Mesmo com o SBT reprisando sempre os mesmos episódios, a gente gosta e se diverte. Bolãnos, assim como todos nós, virá a morrer um dia, mas algo que jamais irá morrer e será sempre eterno é o personagem Chaves. Chaves é um mito em todo o mundo e será uma séria única. Chaves, Kiko, Seu Madruga e todos os outros personagens dessa fantástica série sempre serão eternos, eternos no coração de todos nós chavesmaníacos e das novas gerações que virão a acompanhar essa maravilhosa série futuramente. Obrigado mestre Chespirito, obrigado por você existir e nos proporcionar uma alegria que não tem tamanho...”

 

Leandro Lima

le_furacao@yahoo.com.br

www.acasado8.hpg.com.br